Codificação áudio
Os codecs de áudio mais utilizados para a codificação de BD encontram-se na Tabela abaixo.
Os codecs com perdas são mais eficientes que os codecs sem perdas, pois eliminam informação redundante e impercetível ao ouvido humano, na fonte de áudio, por forma a atingir ritmos binários mais baixos e utilizar menos espaço no disco.
Codificação vídeo
A codificação de vídeo suporta três codificadores: MPEG-2, SMPTE VC-1 e MPEG-4/AVC.
O formato MPEG-2 limita o conteúdo de alta definição a 2 horas e, por forma a colocar todo o conteúdo num único disco, foram introduzidos os novos formatos VC-1 e o MPEG-4/AVC ou H.264. Estes últimos são mais avançados e têm melhores fatores de compressão.
O VC-1 foi projetado para alcançar uma gama ampla de resolução de débitos binários, capaz de codificar resoluções de 2048x1536 pixéis para cinema digital a um débito binário máximo de 135Mbp/s.
As principais ferramentas do MPEG-4/AVC são a utilização de blocos de tamanho variável para a compensação de movimento e a utilização de B frames (redundância temporal), a utilização de I frames transformada 4x4, a utilização de filtros para melhorar a fronteira entre blocos (redundância espacial) e a utilização de quantização para eliminar informação irrelevante para a perceção humana.