top of page

Aplicações no mercado

Armazenar vídeos de alta qualidade (filmes Blu-Ray, 3D e 4K Ultra HD);

Criar uma maior interatividade entre o vídeo/filme e o utilizador;

Plataformas de videojogos como a PS3, PS4, Xbox, Wii e para o computador, sendo que apenas o PC, a PS3 e a PS4 funcionam como players BD;

Armazenamento de dados, como música, fotografias, vídeos, documentos ou armazenamento de dados em massa, como é o caso do sistema usado pela empresa Facebook (constituído por vários BDs de 100GB).

​

​

​

Aplicações de streaming

Com o grande crescimento e exploração da Internet, tem-se assistido a um aumento de subscrições dos serviços de streaming, como se pode observar nos gráficos da Figura abaixo. 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Estes possibilitam a visualização de vídeos e áudio de alta qualidade, que pode ser em tempo real.

Os leitores de BDs mais recentes e as novas TVs podem ser conectados à Internet, suportando aplicações de streaming como a Netflix, a Amazon, o Lockbuster e o Hulu para a visualização de vídeos de alta qualidade, a Pandora para ouvir rádio personalizada, a AccWeather para consultar a meteorologia e a BBC para notícias.

Estas aplicações permitem um acesso rápido e cómodo ao conteúdo, ou seja, o utilizador pode aceder aos conteúdos de alta qualidade (1080p de resolução) através da Internet, sem a necessidade de aquisição de qualquer suporte de armazenamento de dados, o que poderá levar a um decréscimo da utilização do BD.

​

​

​

​

​

Comparação de BD com streaming

Apesar de ambos utilizarem o codec H.264 para uma resolução de 1920×1080, a grande diferença entre o BD e as aplicações de streaming é a taxa de transmissão das aplicações de streaming que é apenas de 12Mbit/s. Para atingir estes níveis tão baixos, os dados são mais comprimidos, sendo eliminados detalhes do conteúdo a transmitir, o que reduz a sua qualidade. As diferenças são mais notáveis durante a reprodução de vídeo do que quando se comparam imagens, o que coloca o conteúdo dos BDs à frente do das aplicações.

Relativamente à qualidade de áudio, o BD também apresenta vantagens, pois apesar dos serviços de streaming oferecerem Dolby Digital 5.1 e 7.1, a compressão tem perdas. O BD suporta Dolby True HD e DTS-HD Master Audio, ambos sem perdas e de qualidade superior.

Por outro lado, a aquisição do BDs, apesar de ser mais dispendiosa, permite a visualização do conteúdo num outro instante futuro, dado que a durabilidade dos discos é elevada (o preço de um filme na Amazon é cerca de 10€ e de um BD é de 20€). Para além disso, os conteúdos em recente formato 4K não podem ser apresentados com a sua qualidade total pelos serviços streaming, pois seria necessário tráfego com uma largura de banda elevada.

​

bottom of page