top of page

Arquitectura do Blu-Ray

O BD tem uma capacidade de armazenamento de 25 GB para um disco de camada única e atinge os 50 GB para um disco de camada dupla.

​Utiliza um laser de alta frequência de comprimento de onda de 405 nm (cor azul do espetro visível), conseguindo uma melhoria ao nível da capacidade e um melhor aproveitamento do espaço físico.

O BD tem diferentes formatos de acordo com as características e utilização dos mesmos: 

  • BD-ROM para discos que são apenas de leitura;

  • BD-R para discos que são graváveis;

  • BD-RE para discos regraváveis.

Como se pode observar na Figura abaixo, em relação à estrutura, apesar de ter a mesma espessura de um CD ou DVD, o BD é constituído por um substrato fino de 1,1 mm de espessura e uma fina camada de proteção de 0,1 mm.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Em relação às velocidades de transferência de dados, o valor padrão para o BD, de acordo com as especificações é de 36Mbit/s. A velocidade de gravação varia de acordo com o gravador utilizado, sendo que atualmente os valores mais comuns são de 6x e 8x, o que corresponde a uma taxa de transferência de 216 e 288 Mbit/s respetivamente. No mercado também já é possível encontrar dispositivos com valores de 16x, atingindo os 576Mbit/s. Na Tabela abaixo estão representadas as diversas velocidades e o tempo médio necessário para a gravação de um BD completo.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page